quarta-feira, 30 de junho de 2010

UFPI ganhará Cine Teatro e novo estacionamento para 400 carros‏


Projetar a universidade para o futuro. Esta é a meta da administração superior da UFPI, que através da realização de novas obras estruturais transforma espaços vazios e sem uso em pontos de encontros acadêmicos e disseminação de cultura.



Esse é o caso do mais novo ambiente que os alunos da Universidade Federal do Piauí passarão a desfrutar a partir de agosto: um cine teatro com capacidade para 250 espectadores. Construído no prolongamento do Espaço Rosa dos Ventos, o cine teatro disponibilizará aos alunos dois camarins, salas de áudio e som em um ambiente totalmente refrigerado.



"Este espaço será utilizado para manifestações culturais diversas, oportunizando aos alunos uma chance de enriquecerem seus conhecimentos nas áreas do teatro, do cinema, dentre outros", ressalta Luiz de Sousa Santos Júnior, reitor da UFPI.



Outro grande projeto que também deve ser inaugurado ainda no mês de agosto é a ampliação do estacionamento próximo à Biblioteca Comunitária Carlos Castelo Branco. Inicialmente com capacidade para pouco mais que dez carros em 2004, o espaço está sendo transformado em uma estrutura com capacidade para acolher aproximadamente 400 veículos.



"Já estamos pensando no contingente de pessoas que passarão a circular pela universidade a partir da abertura do Hospital Escola, sem esquecer da demanda interna, que atualmente preenche boa parte dos nossos estacionamentos", diz Luiz Júnior.

Cerca de 70 alunos dos cursos de Matemática e Física, além de Professores dos cursos assitiram à primeira defesa de dissertação do Mestrado em Matemática da UFPI, que aconteceu nesta terça (29), no auditório Afonso Sena. O aluno Renan de Oliveira e Silva defendeu sua dissertação com o título de "Controlabilidade Aproximada para a Equação de Navier Stokes", que é uma das teorias mais estudadas da Matemática na atualidade.


Para o Professor Alexandre Marinho de Oliveira, orientador de Renan, a distância não foi empecilho para a realização da dissertação. "De Parnaíba eu dava orientações quase diárias pela internet para o Renan, que por sinal aprendeu essa teoria mais facilmente que eu. Um mestrado na área engrandece não só a universidade, mas o ensino regular. Os graduados que partem para lecionar no ensino médio e regular têm muito mercado nas escolas do interior e preparam seus alunos para ter mais chances de entrar na universidade", destaca o orientador.


Antes mesmo de terminar o mestrado, Renan de Oliveira já havia passado recentemente no concurso para professor da UFPI, para o campus de Parnaíba. "Um mestrado modifica a vida de qualquer pessoa, por estudar novas teorias e abrir diversas portas. Tive a vantagem de trabalhar com os professores que já conhecia e não tive que sair do meu estado para estudar", disse.






Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário