Linguística e literatura serão os principais temas a serem abordados numa série de palestras, minicursos, conferências e apresentação de trabalhos da XXIII Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, que acontecerá a partir da segunda-feira, 6, e vai até o dia 9 na Universidade Federal do Piauí. A abertura da Jornada ocorrerá a partir das 18h, da segunda-feira, no Espaço Rosa dos Ventos, UFPI, e a programação pode ser acessada no site http://www.gelne.org.br.
Realizado pelo Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste (GELNE), o evento deve unir graduandos, especialistas, mestres e doutores na área. De acordo com a Prof.ª Dra. Maria Auxiliadora, presidente do GELNE, a proposta é criar um espaço de debates, reflexão e divulgação de idéias e de trabalhos que compõe as diversas linhas de pesquisa no campo da lingüística. “Queremos promover a discussão e alimentar a produção de conhecimento e saberes”, afirma.
Também serão discutidas temáticas que abrangem desde os aspectos mais estruturais da linguagem até aspectos mais sociais, e do campo do ensino, como a inclusão de surdos no contexto educacional e a literatura de cordel nas escolas. “Será oferecido aos participantes o espaço para se discutir questões lingüísticas sob diferentes perspectivas teóricas. Quem participar do evento, por exemplo, poderá participar de discussões sobre o letramento e a surdez, descrição e análise das línguas indígenas, ensino de línguas e novas tecnologias, entre outros”, explica a presidente.
Durante a Jornada, Teresina reunirá estudiosos piauienses e de diversas partes do Brasil em um único espaço. Contará com a presença do Professor Dr. Telmo Lopes Móia, da Universidade de Lisboa, que coordenará um minicurso intitulado: A semântica do tempo em português. Outros nomes que confirmaram presença são Kanavillil Rajagopalan (UNICAMP), Helder Pinheiro (UFCG), Dante Luchesi (UFBA), Ana Cristina Marinho (UFPB), Evangelina Faria, Maria Luiza Braga (UFRJ), Stela Bortoni (UnB), entre outros. A Jornada também contará com lançamento de livros e apresentações artísticas locais.
Fonte: Portal AZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário