Foto: Portal AZ
O traçado urbano original de Teresina, com ruas que se cruzavam em ângulo reto, foi projetado pelo mestre-de-obras português João Isidoro França. Ele era membro do governo de José Antônio Saraiva, o Conselheiro Saraiva, presidência da Província do Piauí em meados do século XIX.
O traçado original de Teresina tinha, em 1860, cerca de um quilômetro de extensão no sentido Norte-Sul, estendendo-se da Praça do Quartel do Batalhão (atual Estádio Municipal Lindolfo Monteiro) até a Rua do Barrocão (atual Avenida José dos Santos e Silva). No sentido Leste-Oeste as casas começavam na margem do Rio Parnaíba e terminavam pouco além das atuais Praças Saraiva e Marechal Deodoro, as únicas existentes naquela época.
Por ter sido o primeiro mestre-de-obras da capital piauiense, Isidoro França foi homenageado pela cidade que projetou. Ainda em 2002, ao lançar o projeto da ponte que ligaria as zonas Norte e Leste da cidade, o então prefeito Firmino Filho escolheu o nome dele para batizar a obra.
Nesta terça-feira (30), a ponte estaiada Mestre Isidoro França será finalmente inaugurada. Foram necessários oito anos para a obra que leva o nome do mestre-de-obras português ficar pronta.
*** Com informações do Teresina Panorâmica
Fonte: Portal AZ
Bom dia!
ResponderExcluirAchei interessante as explicações e o porque do nome desta Ponte.Daqui de Coimbra eu na minha pouca cultura fiquei na dúvida quanto os "porquês" desta homenagem...Tudo bem!!
Explicado.
Sonya Brandão.