sábado, 30 de outubro de 2010

CINEASTA SERGIO BIANCHI PARTICIPARÁ DE ENCONTRO DE CINEMA NO PIAUÍ

O diretor Sergio Bianchi estará na cidade de Floriano, no Piauí, durante a realização do 5º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões.

No 5º Encontro de Cinema, Bianchi estará concorrendo à categoria de melhor diretor com o Filme “Os Inquilinos” que narra o processo paranóico que consome um empregado de um entreposto de frutas, Valter (Marat Descartes), depois que três jovens de índole suspeita se mudam para a sua vizinhança. No roteiro, Bianchi desconstrói todos os clichês dos filmes de comunidade do cinema brasileiro recente, atento mais a dilemas existenciais do que a questões sociais.

O cineasta estudou cinema em Curitiba e posteriormente em São Paulo, onde se formou na Escola de Comunicações e Artes da USP, em 1972.

Em 1979, estreou seu primeiro filme longa-metragem comercial: Maldita Coincidência. O filme é uma experiência cinematográfica de baixo-orçamento, filmada integralmente num casarão em São Paulo. A idéia do filme surgiu quando Bianchi viveu em uma casa ocupada em Londres. Com ele, moravam pessoas de todas as tribos: desde hippies, punks, imigrados de várias partes do mundo, junkies, artistas e homossexuais. A prefeitura de Londres permitia a moradia, mas não recolhia o lixo, que se acumulava no entorno da casa. O filme de Bianchi retrata esse momento, e o traz para a São Paulo do final dos anos 1970, auge da ditadura militar, em que a única opção do "underground" era o desbunde.

Em 1982, Bianchi realizaria o filme que o tornaria célebre como um cineasta de crítica mordaz à burocracia, à burrice institucional, às mazelas da sociedade brasileira: Mato Eles?. Ganhador do prêmio de melhor direção no Festival de Gramado e do Grande Prêmio do Festival de Cinema da Cidade do México. Em 1999, foi lançado o seu filme mais conhecido, Cronicamente “Inviável”, que aborda o caos social em diversas regiões e classes sociais do Brasil.

Finalmente, em 2004, dirigiu Quanto vale ou é por quilo? que traça um paralelo entre a situação do negro no Brasil, antes e após a escravidão e mostra que muito pouco mudou.

Em novembro de 2006, o cineasta retornou à sua cidade natal, onde foi homenageado com uma Mostra de seus filmes, pela primeira vez exibidos ao público conterrâneo.

O Encontro de Cinema e Vídeo dos Sertões abre novas portas para o cinema brasileiro, tornando-se definitivamente o maior evento do setor voltado a artistas estreantes. A quinta edição do encontro conta com o patrocício da Petrobras, apoio do Ministério da Cultura, Secretaria da Cidadania Cultura, Governo Federal. Como realizadores o Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” e Escalet Produções Cinematográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário