quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Grupo Harém lança programação do FestLuso 2010 no Dia da Cultura

Desde 2008, o Piauí passou a ser um importante membro do circuito mundial de teatro quando se tornou sede de um evento que já nasceu grande. Com lançamento marcado para esta sexta (5), o Festluso, Festival de Teatro Lusófono, vai este ano para a sua terceira edição e contará com espetáculos de 7 países.

De 15 a 21 de novembro, Teresina será a capital oficial do teatro internacional sem tradução. Dentro da programação, atividades nos teatros 4 de setembro, João Paulo II e Estação, além de oficinas a apresentações de grupos de teatro de rua.

Nas edições passadas, o Festluso contou com a presença de grandes espetáculos e estrelas, como as Regina Duarte e Lucélia Santos e o escritor angolano Ondjaki, que recentemente ganhou o prêmio Jabuti. Ondjaki lançou, em parceria com o festival, a peça “O Morto, os Vivos e o Peixe Frito”. Para este ano, as atrações mais esperadas são o novo espetáculo da atriz Lucélia Santos e o show de Jorge Mautner, que há mais de 10 anos não vem ao Piauí.

Além das montagens, o Festluso terá também espaço para discussões da comunidade lusófona. Paralelo ao festival acontece o II Encontro Internacional Sobre Políticas de Intercâmbio na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). O evento, que é organizado pela Cena Lusófona (www.cenalusofona.pt) e teve a sua primeira edição em Coimbra, reunirá autoridades da cultura, artistas e produtores dos países lusófonos.

Patrocinado pela Oi, o FestLuso 2010 conta com apoio da Oi Futuro, Ministério da Cultura, Funarte e Siec e terá toda a sua programação gratuita. Além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Portugal, Moçambique, Guiné Bissau e Espanha (Galícia) já estão com participação confirmada. O lançamento para imprensa e convidados acontece no Espaço Cultural Trilhos, sede do Grupo Harém, às 9h.

Fonte: Portal az 

Nenhum comentário:

Postar um comentário