terça-feira, 10 de maio de 2011

Dia do Museu é comemorado com programação especial


O Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes é uma das 1.006 instituições museológicas do país que contarão com uma programação especial em alusão à Semana Nacional do Museu, evento promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em celebração ao Dia Internacional do Museu, comemorado no dia 18 de maio. Neste ano, a Semana Nacional ocorrerá entre os dias 16 e 22 de maio e tem como tema Museu e Memória.

Em Teresina, a abertura das festividades será realizada no dia 18 de maio, às 9 horas, com a palestra História e Memória - professor Wilson Nunes Brandão, que será proferida pelo secretário de Estado e filho do homenageado, Wilson Brandão. A programação especial segue até o dia 20 de maio e traz ainda exposições e oficinas, todas gratuitas e abertas ao público.

“Dentro da temática escolhida para esse ano, achamos interessante prestar essa homenagem a uma pessoa que trabalhou muito em prol do nosso museu. Quando então secretário de Cultura, nos idos de 1980, Wilson Brandão garantiu uma sede própria ao nosso museu, além de organizar todo o acervo, tendo contribuído de forma ímpar para a continuidade do mesmo”, afirma a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.

A Semana do Museu é comemorada anualmente por dezenas de países, configurando-se como o maior evento, em âmbito mundial, em comemoração ao Dia Internacional do Museu. No Brasil, a Semana do Museu vem sendo realizada desde 2003, sob coordenação do Ibram, e contou com a participação do Piauí em todas as edições.

Fonte: 180 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário