quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Rádio Pioneira completa 48 anos e comemora conquistas


O compromisso com a cidadania é marca registrada da Rádio Pioneira. É, também, atributo que determinou a conquista de inúmeros prêmios locais, nacionais e internacionais pela emissora da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela ao longo de 48 anos. O prêmio mais recente foi conquistado já em 2010, no mês de junho. Trata-se do Prêmio Roquette-Pinto - I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, que tem como objetivo apoiar a produção independente de obras radiofônicas e estimular a diversidade regional na produção de programas de rádio.

Entre os prêmios conquistados pela Rádio Pioneira merece destaque o internacional Novas Práticas, concedido pela Associação Latinoamericana de Educação Radiofônica (ALER) em parceria com a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC). O prêmio destaca 32 exemplos de programação em toda a América Latina e resultou na publicação, em 2004, do livro "La Práctica Inspira: La radio popular y comunitaria frente al nuevo siglo", em que consta a descrição do programa Painel da Cidade e da cobertura da Caminhada da Fraternidade. No Brasil, apenas duas emissoras foram premiadas com o Novas Práticas, sendo uma delas a Rádio Pioneira de Teresina.

Mas para Rosângela Veras e Jessé Barbosa, jornalistas que trabalham na Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, o melhor prêmio é conquistado pela Rádio Pioneira no cotidiano, quando a emissora consegue cumprir o seu papel perante a comunidade. "A identidade da Rádio Pioneira é essa, de envolvimento com a comunidade. Nesses 48 anos de história, em todo tipo de manifestação popular, a Rádio Pioneira esteve presente", ressalta Jessé Barbosa. Rosâgela Veras cita exemplos que atestam esse envolvimento da Rádio Pioneira com a comunidade: "Em 1994, houve uma greve de médicos cujo desfecho só possível graças à interferência da Rádio Pioneira. Nós conseguimos promover uma reunião entre os médicos e o Secretário de Saúde que foi transmitida ao vivo e após essa reunião a greve foi encerrada. Além disso, houveram vários casos de vestibulares anulados por conta de matérias realizadas pela Rádio Pioneira", lembra.

No dia 08 de setembro de 2010, a Rádio Pioneira comemora 48 anos no ar, sempre buscando estar entre as emissoras de maior credibilidade entre a população piauiense. O maior compromisso da Rádio Pioneira é continuar perseguindo a identidade de emissora envolvida com a comunidade, compromissada com a cidadania.

Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário