sábado, 23 de outubro de 2010

Serra da Capivara terá espetáculo elogiado por crítica Russa

Não serão apenas as belas pinturas rupestres ou as magníficas paisagens da caatinga do Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no sertão do Piauí e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, que surpreenderão seus visitantes nos dias 14, 15 e 16 de novembro.

Durante esses três dias, no anfiteatro da Pedra Furada, coração da reserva ambiental, artistas de várias regiões do país estarão se apresentando no I Festival de Cultura Acordais, entre eles a dançarina Silvia Wy’a Poty, que traz ao sertão a performance Telúrica, elogiada pela dançarina russa Julia Kulakova, do New York Gypsy Dance.

Telúrica é um espetáculo de dança integrada onde a paranaense Silvia Wy’a Poty, aplica sua pesquisa como dançarina aos estudos em psicologia do corpo, pintura antroposófica, swinging de fogo, tradições ancestrais, expansão da consciência, viagens on the road, ecologia humana e linguagem audiovisual.

Tudo isso na noite do sertão piauiense a partir de um cenário composto pela conjunção de recursos naturais (água, terra, fogo e ar), e recursos tecnológicos (musica e projeção de imagens), onde a artista estabelece uma conexão entre o ambiente físico e a experiência sensorial, entre a dança e os elementos da natureza, transformando sua corporeidade em movimentos essenciais.

Por tudo isso a conselheira internacional de dança da Unesco, Margarita Rosado, afirmou que o espetáculo Telúrica é único. “Maravilho! Gracias por ese regalo tan hermoso, que llenó mi alma, mi espíritu de plenitud”, disse a mexicana. Já o espanhol Vicente Úbeda, diretor artístico do Congresso Mundial de Dança organizado pela Unesco, reforça as criticas positivas: “Bravo, bravo... Bravo! No hay más palabras”.

O I Festival de Cultura Acordais é uma realização da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), entidade cientifica, sem fins lucrativos, que administra o Parque Nacional Serra da Capivara em parceria com o Instituto Chico Mendes. O evento é patrocinado pela Oi através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com o apoio de diversas instituições. A entrada será gratuita.

Fonte: www.saoraimundo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário