quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Livro 'Piauí: História, Cultura & Patrimônio' faz resgate cultural

O livro “Piauí: História, Cultura & Patrimônio”, organizado pelas professoras Ana Regina Rêgo, Cecília Mendes e Teresinha Queiroz, será lançado nesta quinta-feira(02/12), em Teresina.

Com o apoio do Sistema Estadual à Cultura, gerenciado pela Fundação Cultural do Piauí, a obra é dividida em três partes, onde são contemplados temas como história, cultura, cidade, arquitetura & patrimônio, e manifestações culturais.

A estrutura arquitetônica de alguns prédios da capital também foi analisada, sob a ótica da preservação e do resgate cultural.

“Nosso objetivo é proporcionar ao leitor uma viagem à nossa cultura, mostrando os mais diferenciados aspectos e como isso influencia na nossa vida e no surgimento de novos artistas”, explica Cecília Mendes em quase 200 páginas em que os autores mergulham no resgate histórico da cultura do Estado, desde manifestações como as inscrições rupestres na Serra da Capivara, até eventos urbanos como o Salão de Humor, que anualmente toma de conta das ruas e praças da capital.

“Piauí- História, Cultura e Patrimônio” reúne 18 autores ao todo e apresenta 13 capítulos. Entre os temas abordados estão os aspectos da História, Cultura e Cidade.

Na segunda parte do livro, os autores se voltam para as manifestações culturais piauienses e na última, o enfoque gira em torno da Arquitetura e do Patrimônio.

“O livro traz contribuições valiosas em linguagem simples e direta e espera-se que o mesmo venha a servir de referência para futuras pesquisas”, explica Ana Regina.

O leitor poderá se encantar com a abordagem de Edinalda Carvalho sobre A Mulher e a Arte em Teresina, que consultou a escassa bibliografia referente às artes plásticas da capital piauiense.

Neste capítulo, ela destaca o papel fundamental de artistas que engrandecem o Piauí, como Dalva Santana, a xilogravurista Yolanda Carvalho, Josefina Gonçalves, Dora Parentes, Naza – que saiu de Santa Cruz do Piauí e conquistou o mundo -, Arisdete Carvalho.

No capítulo seguinte, Arlete Soares Godinho assina o texto sobre a Pintura Moderna no Piauí, onde mostra a importância e o valor do trabalho de Afrânio Pessoa, Hostyano Machado, Gabriel Archanjo, Rogério Albino. Nestes dois capítulos, de cada artista, o leitor vai encontrar as características de seus trabalhos.

Para os amantes da arquitetura, os leitores terão oportunidade de conhecer os detalhes e a história do Theatro 4 de Setembro, do Clube dos Diários, da Praça Marechal Deodoro, da Ponte Metálica e de outros edifícios emblemáticos de Teresina.

Os textos sobre arquitetura levam a assinatura de Joene Saibrosa da Silva, Adélia Moraes Amável Rio Lima, Claudiana Cruz dos Anjos, Rafaela Rocha Santos, Luís Mendes, Rita de Cássia de Almeira Moita Vilarinho, Sálvio Lustosa Dourado, Cecília Mendes, Josefina Gonçalves.

“Piauí: História, Cultura & Patrimônio” também aborda a relação entre a identidade piauiense, as artes plásticas e as inscrições rupestres da serra da capivara.

A abordagem é, com certeza, muito interessante por abordar aspectos identitários e históricos. Outro evento importante citado na obra é Salão de Humor, consagrado internacionalmente e que acontece há mais de três décadas.

A publicação, segundo as organizadoras, apresenta um novo olhar sobre a história e a cultura piauiense tendo como foco principal a arte e a arquitetura. Segundo a historiadora e acadêmica Teresinha Queiroz, o livro, por seu aspecto didático, será bem utilizado nas universidades de todo o Estado.

Fonte: Jornal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário