quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Maestro Beetholven ministra oficina na Casa da Cultura


Em meio às atrações promovidas pelo 17º Encontro de Corais de Teresina (Encothe) entre os dias 10 e 12 de dezembro, uma das que prometem elevar mais ainda o nível do evento é a oficina para regentes ou participantes de coros infantis e infanto-juvenis ministrada pelo maestro Beetholven Cunha.

As aulas acontecem na Casa da Cultura de Teresina no dia 12 a partir das 8h30. As inscrições encontram-se abertas e podem ser feitas na sede da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, situada a rua Eliseu Martins, 1426 – Centro.

Intitulada “Dirigindo um coro Infanto-Juvenil” e com duração de seis horas, a oficina traz instruções sobre preparação prévia do regente, definições de coro infanto-juvenil, noções de como preparar o coro antes de cantar, como ensinar as notas musicais, que tipo de repertório usar e como deve ser o desempenho nos concertos.

Contando com o auxílio do coro infanto-juvenil do município de Água Branca, Beetholven usa seus talentos como educador para proporcionar um didatismo dinâmico e cativante de como um regente deve atuar perante um coro infanto-juvenil. O maestro ressalta que, apesar das inscrições serem gratuitas, ele disponibilizará uma apostila ao custo de R$ 15,00.
 
Maestro Beetholven Cunha

Pernambucano da cidade de Goiana, o compositor, maestro, arranjador, instrumentista e educador Beetholven Cunha cresceu ouvindo as manifestações urbanas e folclóricas características do interior de sua região (serestas, caboclinhos, cavalos marinhos, frevos e maracatus).

Iniciou os estudos musicais aos seis anos e, desde então, não parou mais. Após extensa vida acadêmica, teve aulas de regência coral e canto com a soprano e regente do coral jovem da Brigam Yang University, Estados Unidos, a maestrina Grace Dannis, em 1998. Graças ao convite dela, no ano de 1999, viaja para os USA e dirige concertos com corais jovens combinados e orquestras combinadas no estado de Utah (Provo e Salt Lake). Hoje tem suas obras executadas por orquestras e grupos camerísticos no Brasil e em países como, Áustria, Itália, Suíça, Japão, Líbano, Alemanha e Portugal.

Encothe

O Encontro de Corais trata-se de uma mostra musical sem caráter competitivo. Sua grande característica é ser um instrumento de intercâmbio e congraçamento entre os diversos grupos participantes.

O evento tem como objetivo reunir coros, com o fim de estimular, desenvolver e aprimorar a prática do canto coral no Estado do Piauí e no Nordeste do Brasil. Além disso, busca conscientizar a comunidade sobre a importância social, educativa e cultural do canto coral, incentivar a criação de um mercado de trabalho para regentes e professores de canto e música e, sobretudo, difundir o trabalho dos coros.
 
Fonte: Portalaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário