quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Livro trata da trajetória política do ex-governador Arthur de Vasconcelos


Por Leilane Nunes

O escritor Helbert Alves coloca a disposição de estudantes e amantes da política a história de vida e atuação do ex-governador piauiense Arthur de Vasconcelos, um homem de atividade militar, que foi também deputado, senador e teve papel importante no desenvolvimento e na educação para o Estado.

Em entrevista ao Jornal do Piauí, Helbert revelou que, na obra "Nos domínios de Arthur: polític a sociedade no governo de Raymundo Arthur de Vasconcelos" procurou atrelar a história do Piauí à história nacional, usando este personagem.

"Artur de Vasconcelos teve uma trajetória militar positivista, foi senador, deputado, e teve um papel ativo na proclamação da República. Ele participou de uma luta político-partidária que houve no Piauí. Na época, o seu opositor era o marechal Firmino Pires Pereira. Quando o marechal se via questionado influenciava até o governo em nível federal", comentou o escritor.

Helbert falou ainda que ressaltou o lado positivista do ex-governador, principalmente em relação a educação. "Ele teve uma grande preocupação em ampliar o acesso a educação e manter o Liceu Piauiense em funcionamento e tentar tornar o Piauí um estado economicamente forte", explicou.

O livro tem inicialmente 30 exemplares e, por isso, não se encontra a venda em livrarias. Quem se interessar pode procurar o escritor no telefone 8869-4047.

Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário