segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Kenard Kruel lança novo livro

O presidente da Associação Piauiense de Imprensa e Presidente do Sindicato dos Escritores no Estado do Piauí, Kenard Kruel, lança nesta terça-feira (08/02), o livro Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves - Cartas a A.Tito Filho.

O evento acontecerá a partir das 19h, no auditório do Crea-PI e contará com a presença de Nilo Carvalho Neto, presidente da Academia de Letras do Médio Parnaíba.

O livro tem três divisões: inicialmente, Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves traça o perfil de sete membros da Academia Piauiense de Letras: Honório Portela Parentes, Gonçalo de Castro Cavalcanti, Simplício de Sousa Mendes, Antônio Chaves, Artur Passos, Matias Olímpio de Melo e Pedro de Alcântara de Sousa Brito. A lembrança dos perfis foi por conta do centenário de nascimento dos acadêmicos.

Depois, em mais uma prova de amor à sua terra natal, destaca-lhe os poetas, dando, sobretudo, o testemunho da inteligência das mãos de Da Costa e Silva que, além de ser o grande poeta de seu tempo (e dos tempos atuais), ainda desenhava, pintava e fazia esculturas com engenho e arte. Com conhecimento de causa, acompanha o desenvolvimento material do torrão natal, que conheceu tempo de glória e hoje vive quase que completamente do passado.

Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves analisa pacientemente, em suas cartas, os informativos da Academia Piauiense de Letras, um por um, página por página. Comenta os livros recebidos, de acadêmicos ou de escritores, que inseridos, pelo professor A. Tito Filho, em seu sistema de assinaturas, eram uma das fontes de renda daquela instituição.

Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves nasceu em Amarante (PI), a 7 de fevereiro de 1895. Fez seus estudos secundários no Liceu Piauiense. Em Salvador formou-se engenheiro civil e geógrafo.

Fonte: Crea/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário