sábado, 26 de fevereiro de 2011

Petrônio Portella é tema de novo livro de Zózimo Távares


Por Elias Sales

Autor consagrado no Estado, o jornalista Zózimo Tavares vai lançar seu décimo segundo livro nesta segunda-feira (28), às 19 horas, no Cine-Teatro da Assembléia Legislativa, trazendo como tema um dos mais destacados políticos brasileiros, o senador piauiense Petrônio Portella Nunes.

Segundo Tavares, trata-se da biografia do advogado e político, falecido aos 54 anos, em Brasília, na condição de ministro da Justiça e pré-candidato à presidência da República, com grande atuação nos governos dos presidentes Ernesto Geisel e João Fiqueiredo.

O jornalista foi contratado para escrever esse livro, que faz parte de uma coleção do Senado, chamada “Grandes Vultos que honraram o Senado”, os primeiros volumes publicados foram sobre Teotônio Vilela, Humberto Lucena e Darci Ribeiro.  

Para Zózimo, esses livros são fundamentais porque preservam as figuras quem ilustraram a Casa. “Como é o caso do Petrônio que foi presidente do Senado por duas vezes, mordenizou toda a administração daquela casa e deu importância politica a ela no período difícil da ditadura”.

“Para nós, piauienses, é uma referência que passa a ser sobre a biografia de uma das personalidades mais importante do Estado, que foi o Petrônio Portella”, afirma o jornalista.

Um dos fatos da vida do biografado, apontado pelo autor, que o colocou em destaque na política nacional, foi quando Petrônio ainda era governador do Piauí e explodiu o “Golpe de 64”. “Num primeiro momento ele ficou contra a ditadura, mas logo passou para o lado dos militares e foi o chefe civil da revolução”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário