quinta-feira, 10 de março de 2011

Acesso maior à leitura com início do BiblioSesc


Foi uma manhã de festa para os alunos da Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense, localizada no bairro Mafrense, zona Norte da capital. Os 460 alunos terão a partir de hoje, oportunidade de conhecer um acervo de mais de 1500 livros através do Projeto BiblioSesc. Neste ano, dez escolas municipais serão beneficiadas em Teresina, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, SEMEC, com a Federação de Bens, Serviços e Turismo do Piauí, Fecomércio/PI.

O BiblioSesc circulará por dez localidades através de uma unidade móvel de biblioteca, instalada em um caminhão com carroceria adaptada com estantes que oferece a qualquer pessoa consultas e empréstimos de livros, jornais e revistas. Para efetuar o empréstimo é necessária inscrição, a partir   de documentos de identidade e comprovante de residência. Os alunos não são os únicos beneficiados, a comunidade em geral também pode ter acesso a todos os serviços.

Esta é a primeira vez que o caminhão atende aos estudantes da Escola Domingos Afonso Mafrense. A aluna Iasmin de Oliveira de sete anos de idade, está no terceiro ano do Ensino Fundamental e escolheu para leitura um livro da Chapeuzinho Vermelho, “gostei da capa do livro e essa é uma história que sempre me chamou atenção”, afirma Iasmin. A diretora da escola, Elimar de Sousa apresentou o projeto com a gerente de Ensino Fundamental da SEMEC, Célia Revilândia e com o Coordenador de Cultura do Sesc, Giordano Bruno.

As escolas municipais beneficiadas neste ano são Domingos A. Mafrense, José Nelson de Carvalho, Parque Itararé, Valter Alencar, José Auto de Abreu, Rubens Ludwic, Delmira Machado, Noé Fortes, Tia Tânia e Antônio Dílson. “Este é um projeto muito importante para nós, já que beneficia a produção de textos, essas escolas estão sendo bastante privilegiadas”, afirma Célia Revilândia.

As atividades do BiblioSesc foram divididas através de 17 quinzenas, em cada uma delas o caminhão passará nas dez escolas participantes. Em 2010, por exemplo, 66 773 atendimentos foram registrados em Teresina. Em 2011, o projeto se estende até o dia 23 de dezembro.

Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário