segunda-feira, 14 de março de 2011

Livros contam em 3 volumes fatos da história do Piauí


Alguns fatos marcaram a história Piauí e pelo menos três datas merecem ser lembradas. Entre elas, está o dia de hoje, 13 de março, considerada a data da independência do Estado. Além disso, há o 19 de outubro, considerado oficialmente o dia do Piauí, e o 24 de janeiro, data da revolução de Oeiras. Claro que todas essas datas têm uma ligação entre si e essa ligação é contextualizada na obra do professor de história Raimundo Patrocínio. Na verdade, o professor resolveu dividir esse contexto em três livros que, juntos, formam o kit do conhecimento "Piauí, nossa história", como foi denominado pelo autor.

"Cada livro vem com um conteúdo diferente, que relata a sequência cronológica dos fatos que ocorreram no Piauí, numa linguagem direta, simples, facilitando a leitura e a compreensão dos conteúdos", afirma o autor. De acordo com o professor, as obras contextualizam o Piauí na história nacional e mostra a atuação do estado em fatos como a confederação do Equador e a Guerra do Paraguai.

Como ele mesmo define, a obra é uma síntese fundamentada de vários acontecimentos, já relatados - inclusive pelo autor - em obras anteriores. Rai-mundo Patrocínio também lançou mão de obras de outros au-tores, a exemplo de Monsenhor Chaves e Fonseca Neto. Ele fala ainda da dificuldade em se lançar uma obra e da falta de apoio financeiro para tal.

"Muitas escolas alegam que não há material sobre a história do Piauí, o que não é verdade. Cada casa, inclusive, deveria ter um livro de história do Piauí", diz. Ele acredita ainda que a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) afastou ainda mais os estudantes da história do Estado, já que as provas são aplicadas a nível nacional. "As escolas, da capital e do interior, deveriam ter a história do Piauí inserida no conteúdo programático", destaca.

O professor diz que atualmente a história do Estado costuma ser cobrada no Ensino Infantil, mas é deixada de lado no Ensino Fundamental e Médio. No último caso, só quando há cobrança no vestibular que o assunto é reforçado entre os alunos. "Algumas escolas de Teresina e do interior já adquiriram as obras, mas o investimento na compra de livros ainda é baixo, apesar de existir uma parcela do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) voltada para esse fim", disse.

O kit do conhecimento será vendido nas bancas de Tere-sina e quem tiver interesse pode ainda entrar em contato com o autor, através dos telefones (86) 9941-2554/8864-0554 ou pelo e-mail raimundo patros@yahoo.com.br.

Fonte: 180 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário