sexta-feira, 8 de abril de 2011

Livro discute a construção dos conteúdos de cidadania na Rede Globo


A professora doutora em Comunicação Jaqueline Dourado vai lançar na noite desta sexta-feira (8) o livro 'Rede Globo – mercado ou cidadania'. O evento acontece às 19 horas no prédio do curso de Moda na Universidade Federal do Piauí. O livro apresenta um debate instigante sobre como a Rede Globo constrói seus conteúdos de cidadania e como eles são representados na grade de programação. A autora questiona o que a maior rede brasileira de televisão pretende alcançar com a inserção de temáticas sociais por meio de ações de marketing e merchandising, além de avaliar como ela lida com a constituição de identidades culturais e sociais em meio a alternância de programas de caráter global ou local.

“Num momento em que todo o país discute a valorização da cidadania como ferramenta da democracia, este livro, que toma a Globo como referência, nos apresenta, de maneira clara e direta, os meios pelos quais a televisão brasileira está usando o marketing e o merchandising sociais como plataforma para assegurar maior audiência, além de apresentar exemplos de como a cidadania é representada na programação de maneira transversal na grade transmitida diariamente”, descreve Jaqueline Dourado.




O livro é resultado da tese de doutoramento de Jaqueline Dourado que teve como tema Estudos das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. A autora usou a Economia Política da Comunicação (EPC) como referência norteadora na análise dos problemas e das hipóteses levantadas.

Ao longo dos capítulos deste livro, Jacqueline Dourado descreve como a Globo atua e se posiciona com relação aos conteúdos, demonstrando a relação existente entre a cidadania e o espaço público midiático da rede. A autora identifica, questiona e nos apresenta ainda como as ações de marketing e merchandising sociais da Globo atuam no exercício da cidadania com o objetivo de garantir maior audiência, preservando a liderança exercida sobre as concorrentes.


Segundo a autora, o quarto e o quinto capitulo apresentam a maior contribuição da obra. O quarto capítulo apresenta como as estratégias de marketing e merchandising sociais são utilizadas para difundir conhecimentos, promover valores, reafirmar princípios éticos, além de estimular mudanças de comportamento. No quinto capítulo, a autora constrói o conceito de “grade transversal de programação”, um verdadeiro achado metodológico para a operacionalização de novos estudos relacionados com o conteúdo dos programas televisivos. Com base nesse conceito, Jacqueline apresenta a Globo como espaço público midiático e as formas como ela desempenha o papel de promotora de debates das questões sociais.

Apesar de reconhecer que estudos como este não permitem conclusões generalizadas, devido às especificidades e a complexidade dos agentes e objetos envolvidos, a autora afirma que “é impossível negar que a Rede Globo tem incorporado à programação temas sociais, alguns dos quais, hoje, estão mais em voga por conta da Constituição cidadã, de 1988, como também graças ao processo de redemocratização do País”.


Em síntese, este livro mostra claramente como a Rede Globo tem fortalecido sua imagem de TV socialmente responsável, usando as estratégias de marketing e de merchandising sociais. A rede se utiliza também da valorização da interatividade para aumentar sua credibilidade e liderança. “O livro é uma contribuição positiva ao conhecimento da comunicação e que será de grande utilidade para os estudiosos e, principalmente, para os alunos de graduação e de pós-graduação interessados em conhecer diferentes facetas de nossa televisão, que provocam novas reflexões. Este livro, muito oportuno, chega a público no ano em que se comemoram os 46 anos da Globo e os 60 anos da instalação da televisão em nosso país”.


SOBRE A AUTORA


Com larga experiência no mercado midiático, Jacqueline Lima Dourado, exerce atualmente a docência no curso de Comunicação Social e atua também nos Mestrados em Comunicação e Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí. Coordena ainda o Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Diversidade, nos apresenta, neste livro, os resultados de um trabalho de pesquisa minucioso, onde a maturidade da pesquisadora emerge devido ao equilíbrio com que fez as análises dos dados coletados.

Fonte: Portal AZ

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