quarta-feira, 18 de maio de 2011

Livro de poesia de Afonso Lima aborda onda de incêndios ocorrida na década de 40


O dramaturgo e o poeta se encontram num livro histórico: A Cidade em Chamas – poema trágico de um crime impune. É José Afonso de Araújo Lima que retorna à publicação de livro após três décadas do lançamento de Opressão, obra incluída entre as renovadoras do fazer literário em nosso meio.

A Cidade em Chamas – Poema trágico de um crime impune marca profundamente a história literária piauiense, pois resgata um tema por muitos desconhecido, inclusive de historiadores: a onda de incêndios registrada nos anos 40 do século passado. Com coragem e destemor, o historiador e o poeta entrecruzam-se numa obra de arte de mais de 200 páginas em que seres humanos, em sua mais profunda dimensão humana, sofrem e suam, sofrem e se queimam, sofrem e morrem trucidadas numa sociedade desviada cujos líderes maiores se debatem pela obtenção ou permanência no poder.

O fogo consumindo lares e gente pobre de Teresina transformou-se em mito ao longo do tempo, com estórias as mais desencontradas, mas Afonso Lima, sentindo o calor da verdade histórica, traça uma linha unindo mito e história, realidade e ficção, amor e ódio, sedução e pecado numa tessitura poética que transpõe os limites da pesquisa.

Na verdade, o trabalho não é resultado de uma só pesquisa. São anos de estudo dedicados ao tema, a partir do momento em que tomou conhecimento da tragédia, em que as vítimas são os desvalidos, os descamisados, os marginalizados, os excluídos das políticas públicas e das ações governamentais.

O povo que se queimou nos lares humildes da capital do Piauí está aí a reclamar justiça por intermédio das pesquisas dos historiadores mais avisados, responsáveis, insurretos. A geografia humana retratada no livro de Afonso Lima é pontilhada de dor e sofrimento, suor e sangue, loucura e medo. Como nos diz o teatrólogo Aci Campelo, no prefácio, “Afonso nos faz sair das trevas e do medo de conhecer nossa história, para podermos descobrir nossa identidade”.

Na opinião do professor e documentarista João de Lima Gomes, “os desvalidos da capital do Piauí que não habitavam a memória urbana de Teresina, agora podem fazê-lo. As transformações dolorosas ocorridas nos anos quarenta na carne desses personagens passam a ter consistência, odores, sons. O relato do fogo que seria mítico, agora é histórico”.

A obra é dividida em dez movimentos, com personagens parece que nascidos de tragédias gregas, pondo a nu as artimanhas, os golpes, as vilanias, a ultraviolência e os desejos escusos escondidos em nome do poder, por homens ávidos de perpetuar seus domínios.

Em A Cidade em Chamas – poema trágico de um crime impune Afonso Lima busca consolidar uma linguagem que chamou de “mistura de estilos”, a qual persegue desde 1978, iniciada com a comédia musical A Guerra dos Cupins, unindo gêneros dramáticos como a farsa, a comédia, o drama e a tragédia.

Quem é Afonso Lima:

José Afonso de Araújo Lima nasceu em Campo Maior. É advogado, dramaturgo e poeta. Desempenhou funções como artista (ator, diretor, dramaturgo, compositor e escritor), agente e gestor no setor cultural do Piauí.

Publicou e participou das seguintes obras: Opressão – poemas e outros textos, 1977; A Nova Dramaturgia Piauiense – coletânea de textos teatrais de vários autores – com o texto A Guerra dos Cupins – Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1989; Dramaturgia Piauiense – Itararé: A República dos Desvalidos – Fundação Cultural Monsenhor Chaves – Teresina, 1998; e Aviso Prévio – obra coletiva – poesia, editora Corisco.

Afonso Lima é radicado em Goiânia (GO), onde atua como advogado.

Fonte: 180 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário