terça-feira, 23 de novembro de 2010

Obra cobrada no vestibular UESPI está em cartaz no Teatro João Paulo II


O projeto Temporadas Populares no Teatro João Paulo II vai ajudar os estudantes que irão prestar vestibular na UESPI - Universidade Estadual do Piauí- 2011/2012. Todas as quartas-feiras deste mês o grupo Indigentes de Teatro apresenta o espetáculo “Sol Sanguíneo”, uma adaptação da obra poética de Salgado Maranhão. O livro está na lista de obras literárias que serão cobradas no vestibular. A apresentação inicia às 20h com ingressos a preços populares: R$ 2,00 [meia] e R$ 4,00 [inteira].

O Teatro João Paulo II fica localizado na Avenida Joaquim Nelson, no Dirceu, zona Sudeste, e é mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Monsenhor Chaves. Todos os meses, um grupo é convidado para apresentações às quartas-feiras no Projeto Temporadas Populares, uma opção de teatro de qualidade a preços baixos.

Com direção de Maneco Nascimento e interpretação de Vitorino Rodrigues, “Sol Sanguíneo” foi construído a partir do livro de poemas homônimo do poeta caxiense Salgado Maranhão. O ponto de partida é um homem simples (um menestrel, um contador de histórias) que direciona seu olhar inquietante e desconcertante sobre o homem contemporâneo e toda uma memória que está encravada em sua pele, olhos, sentidos.

A poesia de Salgado Maranhão destaca-se pelo trato apurado da linguagem. Influenciado pela filosofia oriental, o poeta traz para seus versos o estado de equilíbrio empenhado na relativização dos valores instituídos. O ser humano mostra-se cada vez mais limitado e distanciado da realidade em que vive e torna-se necessário soltar as amarras do convencionado e experimentar o desconhecido. É isso que o autor faz com sua poesia: toma a palavra e desnudando-a de seus significados usuais, explora sua condição polissêmica apontando para o caráter simples e transitório das coisas.

Fonte: Portal AZ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário