quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TIMON COM TODAS AS LETRAS

Quem disse que em Timon (MA) não tem semana de letras? Tem sim amigo, e das boas. Estive ontem, na abertura da VI Semana de Letras na travessa da ponte metálica, e confesso, gostei do que vi.

O evento, que está na s...ua sexta edição, este ano, homenageia gente do melhor naipe, Luiz Gonzaga, Jorge Amado e Nelson Rodrigues. Os organizadores, estes heroicos seguidores de Bakhtin e Saussure, se superam a cada realização.

Antes da palestra inicial, o sanfoneiro puxou o fole. A clássica Asa Branca e o eletrizante Tengo, Lengo, Tengo do Gonzagão, fizeram as moças e os moços arrastarem os pés. Até a ninfeta que lia, erotizada, Cinquenta Tons de Cinza caiu no baião.

E por falar em ninfeta, a moça do som, meu pai do céu, tinha a pele da cor da Nicole Kidman, a balzaquiana botava microfone aqui, tirava microfone dali e por mais que rodasse no salão, a galega não transpirava de jeito nenhum, perfeita.

E o que dizer das meninas do apoio, letradas tão sorridentes e prendadas? Estas criaturinhas da linguística e literatura se desdobravam em mil para deixar tudo no ponto, providenciaram até o chá das cinco, digo café da cinco, com direito a biscoitinhos e tudo, e não é que os docentes caíram de boca nos comes e bebes.

Pois é amigo, esses encontros de letras, literalmente unem as letras e os amores. No fundão do auditório, vi um casal, feliz da vida, trocando o maior afago. Ela ria feito criança para ele, enquanto o mancebo, brincava com o cabelinho na testa dela, lindo, eles nem ligavam para o tema da palestra, e nem precisavam, já estavam praticando a verdadeira tese bakhtiniana, a do dialogismo, a da intertextualidade.

Aliás, o palestrante, incentivava os discentes a terem uma visão mais holística e menos especifica da vida, tipo não ficar só no feijão com arroz na hora das produções acadêmicas, mas que cada um ousasse mais, misturasse mais e saísse do conforto do senso comum.

Gostei, as palavras do professor tocaram profundamente este velho escriba, que tenta, como diria o Charlie Brown Jr, buscar o meu lugar ao sol. E acho que o ponta a pé inicial começou ontem, atravessando o rio Parnaíba, na VI semana de letras de Timon (MA) na terra, com todas as letras, dos leitoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário